segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Throttle (ou "onde eu acelero o foguete?")

DEFINIÇÕES

Throttle (acelerador) é o ajuste de pressão de alimentação de combustível ao motor. O controle varia de zero (fechado - quando o motor não recebe combustível) a cem porcento (totalmente aberto - quando o motor recebe combustível na máxima pressão). No final das contas, regular a pressão do combustível é equivalente a regular o fluxo (quantidade por tempo) de combustível fornecido ao motor, o que altera a força de propulsão gerada (thrust), implicando em mudar a aceleração do veículo. Podemos comparar esse controle ao pedal de acelerador do automóvel.

APLICAÇÃO DO KSP

Localizado na lateral esquerda da navball, o indicador de throttle é controlado no teclado com as teclas shift esquerdo e ctrl esquerdo, que irão respectivamente aumentar e diminuir a pressão. Quando na visão interna da cabine, a alavanca de aceleração também pode ser usada, clicando e arrastando-a com o mouse. A tecla X fecha imediatamente o regulador de pressão (zero porcento) e a tecla Z imediatamente abre completamente o regulador (cem porcento).

Em foguetes de combustível líquido a resposta do motor é quase imediata. Tão logo se altere a pressão de combustível se consegue o aumento ou diminuição desejada da força de propulsão. As turbinas de jato têm um tempo de resposta maior. A força que produzem irá se ajustar mais lentamente às mudanças no comando de throttle. Os propulsores de combustível sólido não respondem ao comando do throttle; uma vez ativados queimarão o combustível em pressão máxima (cem porcento) até o esgotamento. Todos os motores sofrem superaquecimento quando usados ininterruptamente por muito tempo ou quando usados em altas taxas de throttle. É importante controlar essa situação pois motores superaquecidos perdem eficiência (gastam muito mais combustível) e podem falhar ou explodir.

Cada motor tem um valor máximo de força de propulsão (thrust) que é capaz de gerar. O controle de throttle faz o ajuste da propulsão efetiva que o motor gera em dado momento. À cada posição da escala corresponde uma fração da propulsão máxima do motor. Tomemos, como exemplo, o motor "RE-I5 Skipper". Sua propulsão máxima é 650kN no vácuo. Variando a posição do ponteiro na escala de 0% a 100%, estaremos variando a força de propulsão gerada pelo motor de 0kN até 650kN.

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